Psychedelic rock band lined-up in 1984 in São Paulo, they started making a reputation in the underground scene in the next year, when they recorded a demo tape with the songs “Outono”, “Dia Eterno”, “Declínio de Maio” and “Reflexos da Noite”. The tape was very successful on alternative radio stations in São Paulo and Rio de Janeiro.
Building their own sonority by mixing the current tendencies of that time, with Floyd/Beatles psychedelia, they rapidly gained attention from audiences and the media. Their shows, known for a hypnotic atmosphere, became a reference of climatic, spatial sounds.
This CD, a special deluxe 30th anniversary edition, features the second LP released on the RCA years and was recorded in 1988. It’s a full length album with 9 songs, including the hits “Em Toda Parte” and “Rinoceronte na Montanha de Geleia”. With this album, Violeta de Outono abandons their post-punk influences and gradually shift towards a more progressive-influenced sonority.
Released originally in June 18, 1989
Tracks
1. Rinoceronte Na Montanha De Geléia (Golfetti, Pastorello, Souza) 3:25
2. Em Toda Parte (Golfetti, Pastorello, Souza) 3:44
3. Venus (Golfetti, Pastorello, Souza) 4:00
4. Aqui e Agora (Golfetti, Pastorello, Souza) 4:45
5. Outra Manhã (Golfetti, Pastorello, Souza) 3:24
6. Ilhas (Golfetti, Pastorello, Souza) 3:20
7. Terra Distante (Golfetti, Pastorello) 4:24
8. Dança (Pastorello) 3:38
9. Lunática (Golfetti) 2:40
Release BMG
BMG Ariola Discos Ltda.
LP – EM TODA PARTE – VIOLETA DE OUTONO
EM TODA PARTE é o mais recente trabalho do grupo Violeta de Outono na busca de restabelecer relações entre algumas das diversas identidades sonoras dispersas pelo planeta.
Um ano entre pesquisa e gravações que niTto ficaram restritas aos estúdios da,BMG Ariola, mas em grande parte concebidas de maneira quase artesanal. Inicialmente, muito desse tempo foi dedicado à fase de pré-produção em que as músicas não só foram executadas, mas praticamente recriadas e alguns sons efetivamente utilizados na produção final.
Apis o período de laboratório desenvolvido no estúdio OBJ, acompanhado pelo músico eletrônico R. H. Jackson, o grupo passou às sessões de gravação nos estúdios da BMG Ariola, em São Paulo. Nessa etapa, os arranjos foram enriquecidos pela livre associação de sons étnicos e culturais que emprestaram seus timbres à tecnologia transformadora do computador.
O metalofone africano ou o gamelão de Bali não est;o apenas reproduzidos eletronicamente, mas revestidos de possibilidades sonoras bastante distintas daquelas normalmente executadas por seus usuais instrumentistas. Como resultado, a junção de duas propostas: de um lado, os recursos contemporâneos da eletrônica musical; de outro, a contribuição de valores culturais milenares, ambos arrematados pelo estilo climático do Violeta de Outono.
FABIO GOLFETTI guitarra, gtr-glissando, violão e vocal
ANGELO PASTORELLO – baixo e violão
CLAUDIO SOUZA – bateria
ParticIpações especiais:
R. H. JACKSON – composição eletrônica e programação
SILVIO GOLFETTI – guitarra solo (Em Toda Parte)
JORGE POULSEN – piano (Dança)
Produção:
R. H. JACKSON & FABIO GOLFETTI
São Paulo, maio/89
**********************************
Creditos:
Gravado durante set 88 e mar 89 no estúdio BMG Ariola, São Paulo
Programação eletrônica gravada no estúdio OBJ, São Paulo
Técnicos de gravação: Walter Lima, Stélio Carlini
Supervisão de áudio: Gunther Kibelkstis
Design da capa: Violeta de Outono
Foto da capa (Rãksasa de Bali) e Contra Capa: A. Pastorello
Foto interna: Klaus Mitteldorf
Arte: F. Golfetti
Direção artística: Miguel Plopschi
Produzido por R.H. Jackson & F. Golfetti
Álbum remixado no estúdio Seven Keys em São Paulo durante Novembro de 2017 por Fabio Golfetti