Bio

UK_flag Brazil_flag


O Violeta De Outono foi formado em 1984, em São Paulo, Brasil, por Fabio Golfetti, Angelo Pastorello e Claudio Souza, moldando sua própria sonoridade ao misturar as tendências musicais da época com influências psicodélicas dos anos 60, e rapidamente ganhou a atenção de público e mídia. Ao longo de mais de 30 anos de estrada, a banda se manteve ativa, obtendo uma reputação cult e reconhecimento internacional.  Seu primeiro LP, homônimo de 1987, é marcado por uma psicodelia envolta em sombras que conseguiu a proeza de angariar fãs de rock progressivo e dos estilos pós-punk e dark/gótico.

O trio estreou em 1986 com o EP “Violeta De Outono” através da gravadora independente Wop Bop Discos, e inclui as faixas “Outono”, “Trópico” e “Reflexos Da Noite”. A partir deste lançamento, a banda se projetou em rádios e revistas e foi contratada pela gravadora RCA que lançou o LP “Violeta De Outono” em 1987. Durante o período RCA/BMG de 1986-1989 a banda ainda gravou o EP “The Early Years” que inclui 4 covers psicodélicos clássicos, e também o álbum “Em Toda Parte”, onde o Violeta De Outono introduziu elementos da música eletrônica e étnica na sua sonoridade psicodélica.

Durante os anos 1990, a banda se reuniu esporadicamente e registrou algumas demos que foram compiladas no álbum “Mulher Na Montanha” em 1999. Durante esse período, o guitarrista Fabio Golfetti se dedicou ao projeto Invisible Opera Company Of Tibet, ligado ao grupo franco-britanico Gong de Daevid Allen.  

Em 2000 com nova formação a banda retomou as atividades, e em 2005 foi lançado o álbum “Ilhas” com a participação do baterista Gregor Izidro e também do tecladista Fabio Ribeiro. Em 2006 o trio original se reuniu para uma série de shows especiais com a participação de uma orquestra formada por músicos da Orquestra Sinfônica da USP, que foi registrado no DVD “Violeta De Outono & Orquestra”.

Em 2007 Violeta de Outono lançou o álbum “Volume 7”, um novo marco na história do grupo, com mais influências de rock progressivo e jazz. Também desse período é o DVD “Seventh Brings Return – A Tribute to Syd Barrett”, lançado na Inglaterra pelo selo Voiceprint, ambos contam com uma nova formação incluindo o Gabriel Costa no baixo e Fernando Cardoso no teclados. Em 2012, o Violeta de Outono lançou o CD, “Espectro”, que ganhou boa recepção tanto no Brasil quanto no exterior e em 2016 o álbum “Spaces”. Esses últimos contam com José Luiz Dinola na bateria e completam a trilogia iniciada com o álbum “Volume 7”.

Em 2017 o trio original, Fabio, Angelo e Claudio, se reuniu especialmente para a comemoração de 30 anos do lançamento de seu primeiro LP de 1987. Desde então o trio está em atividade com alguns shows agendados.

Recentemente em 2022 lançou um novo álbum de estúdio intitulado “Outro Lado”, que resgata composições do trio durante 1992-2002.