Violeta + Barrett

Data : 29/05/2009
Horário : 23h00
Venue : Clube Berlin
Cidade :

Info / Tickets

Violeta de Outono evoca Syd Barrett...

La Noche Cool

Entrada : R$15,00

Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85
Barra Funda, São Paulo. (11) 3392-4594

www.clubeberlin.com.br
www.myspace.com/lanochecool

RELEASE

VIOLETA DE OUTONO EVOCA O ACID-ROCK
SESSENTISTA DE SYD BARRETT
no Berlin

Como voz principal, guitarrista solo e líder nas composições, Syd Barrett dominava o Pink Floyd. Mesmo quando os outros membros apresentavam suas composições, elas tinham a mesma qualidade das dele. Mas sua direção mudou radicalmente quando ele saiu.

Barrett foi responsável por maior parte de “The Piper At The Gates of Dawn” (1967), mas saiu ou foi despedido no começo de 1968, após seu comportamento excêntrico ter dificultado sua relação com o resto da banda (ele aparece em algumas faixas do segundo disco, “A Saucerful Of Secrets”, 1968). Tudo isso contrastava diretamente com a mistura que Syd fazia de R&B americano com a excentricidade inglesa, o que captou o espírito da época: filhos das flores, canções sobre gnomos, sinos e lindas meninas saltitando pela floresta. Syd até tirou o nome do primeiro álbum do grupo, “The Piper At The Gates Of Dawn” de um capítulo do romance infantil de Kenneth Graham, “Wind In The Willows”.

Syd também consumia drogas - e muitas - e isso lhe conferiu uma perspectiva diferente dos outros membros que, ao que parece, nunca tomaram LSD (embora fossem conhecidos como a maior banda de acid-rock da época). As primeiras letras surgiram de um experiência direta. “Scarecrow” evocava perfeitamente os arredores dos campos pantanosos perto de Cambridge. “See Emily Play” era uma típica canção sobre crianças e flores. Syd explicou como a escreveu: “Eu dormia na floresta, após um show que fizemos no norte, quando vi uma garotinha passando entre as árvores, gritando e cantando. Essa era Emily”. Ele a compôs especificamente para o primeiro concerto da banda, que se realizaria no Queen Elizabeth Hall, em Londres, no dia 12 de maio de 1967. Essa música foi tocada pela primeira vez com o nome de “Games For May” (Jogos de Maio), e só foi mudada mais tarde, para o disco.

VIOLETA DE OUTONO

É um bom exemplo de um grupo ambíguo no que se diz respeito a carreira. Eles possuem uma aura cult desde a primeira metade dos anos 80 até hoje. Estão na fronteira entre o independente e o mainstream. Posição rara em plena era digital, pós-tudo. São quase unânimes da crítica musical brasileira e com um público fiel altamente antenado e de gosto musical avançado. Para este show no Berlin, eles sintonizaram seus pedais, guitarras e o órgão Hammond para o planeta Syd Barrett. Homem talentoso e enigmático do rock sessentista psicodélio. Que além de ter influenciado o próprio Violeta de Outono, contribuiu genuinamente na carreira de David Bowie, Can, The Mars Volta, Beck e Júpiter Maça.

QUANDO: 29.sexta

AONDE: Clube Berlin (www.clubeberlin.com.br)

PROJETO: La Noche Cool (www.myspace.com/lanochecool)

ENTRADA: $ 15

HORÁRIO: 23h

DJ: Djennipher (www.captureaquelacapsula.blogspot.com)